quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A louca da padaria - pão de beterraba

Tenho uma relação conturbada com a panificação...
Junto com a ideia de fazer pão vem a euforia: Obaaaaaa!!! Pão caseiro!!!! Logo depois, no entanto, quando eu já juntei todos os ingredientes na mesma tigela, começo a sentir um certo pânico de que o negócio não dê certo e eu tenha que jogar aqueles ingredientes todos no lixo (odeio jogar comida fora... tenho bloqueio!!! rs)... Imagina que situação!
E você pensa que o meu sofrimento acabou? Que nada! Ainda tem a ansiedade: será que eu sovei essa massa direito? será que ficou sem sal? será que está cozido por dentro?
Mas dessa vez a empreitada deu super certo e fez valer a montanha russa sentimental! Rs...


PÃO DE BETERRABA

1 beterraba grande ralada
1 xic. (chá) de água morna + um pouco de água fria
2 col. (sopa) de açúcar mascavo
3 tabletes de fermento biológico
2 col. (chá) de sal
+ ou - 1 kg de farinha de trigo

Modo de preparo:
- Bata a beterraba no liquidificador com um pouco de água e reserve. Enquanto isso dissolva o fermento na água morna e junte o açúcar. Misture todos os ingredientes e sove a massa (por, no mínimo 10 min!!!) até que ela desgrude das mãos com facilidade.
- Deixe a massa descansando em um recipiente grande e tampado até que ela dobre de volume.
- Retire o ar da massa, divida-a em duas partes e coloque cada uma delas em uma forma de bolo inglês untada.  Deixe os pães crescerem novamente até dobrarem de volume.
- Leve para assar em forno médio até que, ao bater no fundo do pão, ele produza um som oco.


P.S.: A massa rendeu dois pães de forma , mas se você achar que é muito, existem duas opções: a primeira é dividir a receita (nunca tentei, mas se você quiser, vai na fé gata!); a outra é congelar, já que eles mantém o sabor e a textura sem maiores problemas.

P.S.: Quando for congelar qualquer coisa, não esqueça de embalar muito bem e colocar uma etiqueta identificando o produto e a data de preparo dele, ou você pode acabar esquecendo o que tem dentro do freezer (pode é um eufemismo ... você VAI ESQUECER! Fato! hehehehehe...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário